Como refinanciar carro usado para obter dinheiro extra

 No Crédito com garantia de veiculo, Empréstimo pessoal com garantia, Refinanciamento de veículo

Empréstimo com garantia de veículo é uma boa opção para obter crédito rápido, veja como refinanciar o seu próprio carro usado

Seja por conta da crise na economia ou pela inadimplência, cada vez mais brasileiros estão suscetíveis a obter crédito para ter um dinheiro extra. Atualmente, cerca de 41 milhões de consumidores estão dispostos a contrair algum tipo de empréstimo de acordo com um estudo divulgado pelo SerasaConsumidor. Entre as diversas modalidades ofertadas pelo mercado, como empréstimos consignados, destaque para o empréstimo com garantia de veículo, popular por exigir pouca burocracia e permitir a aprovação do crédito com rapidez.

Conhecida também como refinanciamento de carro, esse tipo de empréstimo utiliza o bem do credor como garantia e oferece até 70% do seu valor em troca. Destinado à pessoa física, o empréstimo com garantia aceita carros de passeio, comerciais, pesados ou leves. Mesmo alienado ao banco, o veículo fica livre para ser usado durante o pagamento do empréstimo.

Mas, é possível refinanciar carros usados?

A resposta é: sim! Entretanto, para a aprovação do crédito, é indispensável que o carro usado esteja em bom estado de funcionamento e em excelente conservação. Além disso, o automóvel deve necessariamente estar em nome do tomador do empréstimo, de preferência, totalmente quitado e sem outra alienação. Afinal, durante a análise do empréstimo, será realizada uma vistoria do bem para avaliar o seu valor real, que costuma ser feita segundo os valores da tabela Fipe.

Quando o automóvel ainda não foi nem 50% quitado, ou nos casos em que ele foi adquirido com uma entrada baixa ou sem entrada, fica mais difícil refinanciar o carro. Além disso, quando sua manutenção está precária ou o veículo está mal cuidado, e quando seu valor na tabela Fipe é mais baixo que o saldo devedor, é bem provável que a solicitação de empréstimo seja negada pelas instituições financeiras.

Entre os fatores que são levados em conta durante a aprovação do refinanciamento do carro usado, estão o modelo e o ano do carro – quem tem um carro mais caro e mais novo tem mais chances de conseguir um empréstimo mais alto, já que os veículos com mais de 10 anos de uso são preteridos pelas instituições financeiras.

emprestimo-com-garantia-de-veiculo

Como refinanciar o carro usado

Para aumentar as chances de obter uma aprovação rápida, certifique-se de que o seu carro esteja quitado e em bom estado. Como as parcelas do empréstimo podem comprometer até 35% dos rendimentos do credor, é importante que sua renda mensal seja comprovadamente compatível com os valores exigidos para o pagamento. Além disso, estar com as contas em dia também é essencial, já que alguém endividado esbarra em diversos obstáculos, pois as instituições financeiras e os bancos raramente aceitam suas solicitações com segurança.

As etapas para refinanciar o carro usado incluem:

  • Solicitação de empréstimo: o pedido para refinanciamento de carro pode ser feita presencialmente ou mesmo pela internet, com o preenchimento completo da ficha cadastral do banco ou instituição financeira, que buscará a melhor taxa de acordo com o perfil do credor.
  • Análise do perfil e do automóvel: assim como o automóvel, o perfil do solicitante será checado, além de seu histórico financeiro – após aprovado nessa fase, será agendada a vistoria do veículo;
  • Processo de formalização do empréstimo: essa etapa contempla a entrega da documentação pessoal do credor e também a do veículo. Geralmente, são necessários os seguintes documentos do solicitante: cópia do RG e CPF e comprovante de residência. A documentação do veículo costuma ser composta do DUT (Documento Único de Transferência) e da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
  • Liberação do empréstimo: o dinheiro é creditado na conta do cliente no dia da assinatura do contrato.

Dicas para refinanciar seu carro usado

Algumas medidas devem ser tomadas para que o carro usado seja refinanciado com sucesso e ainda mais rapidez. Entre elas, é indicado que ao menos três credores sejam verificados para que, além do solicitante ter diversas propostas, os órgãos de proteção como o Serasa e SPC não sejam acessados em excesso.

Além disso, é importante consultar os bancos de varejo e estatais, instituições financeiras privadas, cooperativas e fintechs para que o cliente consiga a melhor proposta para refinanciamento do veículo. A busca deve ser restringida em no máximo uma semana – esse período deverá ser o suficiente para que as instituições financeiras encontrem uma boa proposta que viabilize a contratação do empréstimo.

Com a segurança de uma transação eficaz, o refinanciamento do carro usado oferece outros benefícios como o crédito sem burocracia, com maior prazo de pagamento e as melhores taxas do mercado. Em fintechs como a House Credi a taxa de juros costuma ser a partir de 1,89% ao mês e o prazo de pagamento de 12 a 60 meses.

Seja qual for a necessidade, o refinanciamento do seu carro usado poderá ser usado para diferentes finalidades: seja para aquisição de um novo veículo (nesses casos, até 100% do valor do automóvel pode ser liberado), para quitar dívidas, para realizar a viagem dos sonhos ou a reforma de um imóvel – um dos pontos mais positivos é que o empréstimo com garantia de veículo pode ser feito com a comodidade de nem precisar sair de casa.

Recommended Posts

Leave a Comment

Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Não está conseguindo ler? Clique para mudar o texto captcha txt
Atenção! A Housecredi não cobra nenhum valor para liberação do empréstimo. Nunca faça nenhum depósito antecipado ou pague taxa de avalista antes de receber seu empréstimo.
emprestimo-para-abrir-uma-empresa