Saiba o que é e como aumentar seu score de crédito

 No Crédito pessoal, Empréstimo pessoal, Refinanciamento Imobiliário

Quem busca crédito no mercado precisa entender o que é score de crédito e como aumentar sua nota junto aos órgãos de inadimplência

É muito comum acontecer de um empréstimo não ser aprovado mesmo que a pessoa esteja com o nome limpo. O que poucos sabem é porque isso acontece. Além da restrição de crédito propriamente, os bancos avaliam o relacionamento do pretendente com o mercado de crédito, se ele é ou não, um bom pagador. E isso é feito através do score de crédito, uma pontuação que avalia o histórico de pagamento de contas, de dívidas quitadas, relacionamento financeiro com empresas, cartões de crédito que possui, etc.

Apesar do Brasil ser um país onde 41 milhões de pessoas estão dispostas a fazer empréstimos, poucas entendem como ocorre a avalição do pretendente ao crédito por parte da financeira ou banco.

Segundo um estudo do Serasa, 27% destas pessoas com intenção de conquistarem um empréstimo estão negativadas, o que, por si só, explica a impossibilidade de conseguir crédito com os bancos. O estudo diz ainda que o restante do percentual representa, quase que na sua totalidade, pessoas com baixa pontuação de score.

Por isso, é extremamente necessário compreender o que é o score de crédito e estar preparado na hora de solicitar um empréstimo.

Como funciona o score de crédito?

O indicador é uma pontuação que aumenta ou diminui conforme os hábitos de pagamento e o relacionamento com as instituições bancárias da pessoa em questão.

Em linhas gerais, o score de crédito é uma nota que o consumidor recebe considerando o seu histórico de compras e pagamentos durante a vida, o que vai demonstrar, por exemplo, seus “hábitos financeiros” como pagar as contas em dia e passagens pelo SPC/Serasa.

Por que ele é importante?

O score de crédito é um dos números mais poderosos atribuídos a um consumidor. Toda vez que uma pessoa solicita um cartão de crédito, por exemplo, um empréstimo, refinanciamento imobiliário, crediário ou qualquer outra modalidade semelhante, ele será considerado.

Lojas e bancos utilizam o score de crédito para avaliar quais são as condições que o consumidor possui de pagar as dívidas que pretende contrair em dia.

Quanto mais alto ele for, melhor pagador uma pessoa é considerada. No entanto, essa pontuação é um dos critérios utilizados pelos credores e não o único. Ou seja, pode ser que esse fator não seja avaliado em algum determinado estabelecimento.

Como consultar o score de credito?

Os responsáveis por calcular a pontuação de um consumidor são os órgãos de proteção ao crédito, como a Serasa e Boa Vista SCPC.

Ambas plataformas possuem ferramentas de consulta online e gratuita do score de crédito. É só acessar, fazer um cadastro e verificar.

score de credito

Como é calculado o score de crédito?

O score é uma nota que vai de 0 a 1.000, a qual, quanto mais próxima de 1.000, melhor. No entanto, existem alguns critérios diferentes entre os órgãos que avaliam esta média.

SERASA

De 0 a 300 – alto risco de inadimplência

301 a 700 – médio risco de inadimplência

701 a 1000 – baixo risco de inadimplência

BOA VISTA SCPC

De 0 a 444 – alto risco de inadimplência

445 a 576 – médio risco de inadimplência

577 a 1000 – baixo risco de inadimplência

Apesar disso, segundo o próprio Boa Vista SCPC já informou, o fato da nota ser maior ou menor nas duas entidades não garante que o crédito será concedido ao consumidor em um banco ou em uma financeira, o que dependerá também das informações que a empresa possui sobre o consumidor em questão.

Score baixo

Existem alguns fatores que influenciam diretamente na queda do score, como: já ter sido negativado, atrasar contas regularmente, possuir dívidas não negociadas ou ter saído recentemente do cadastro de inadimplência. Estes são os principais pontos que criam, ou não, uma confiança no seu orçamento.

Outros pontos que são considerados na hora de calcular esta nota são, por exemplo, o tempo da dívida, ou seja, quanto tempo ficou no SPC/Serasa. Quanto menor o período, menos irá impactar no score de crédito.

Se o consumidor busca, regulamente, por crédito, também poderá sentir um impacto na média. Isto porque o score diminui quando se procura crédito em muitos lugares diferentes num curto período, como duas semanas.

Regularizações de dívidas recentes também refletem na nota. A lógica é de que, provavelmente, a pessoa negociou a dívida e a estará pagando dentro dos próximos meses.

Mas também, score baixo pode ter relação à falta de histórico de crédito sobre o consumidor, o que não permite que as empresas calculem o score. Esta situação acontece, por exemplo, com pessoas que estão acabando de entrar no mercado de trabalho.

Como aumentar o score de credito 

Existem algumas posturas e atitudes básicas que ajudam a aumentar esta nota:

  1. Limpar o nome

Caso o consumidor esteja negativo, a sua prioridade deve ser sair desta situação. Somente pagando as dívidas que possui poderá começar a buscar por um aumento do score.

  1. Tenha dados cadastrais atualizados

Tanto no site do Serasa, como do Boa Vista é possível realizar um cadastro com informações pessoais: endereço, e-mail e telefone. Isto aumenta a confiança junto aos órgãos.

  1. Não atrase contas

Cuidar do histórico de pagamento é essencial para fazer o score subir. O ideal é pagar as contas até o dia do vencimento.

  1. Ter contas no nome

Ter algumas contas como água, luz, internet ou afins no nome do consumidor ajuda a elevar a média, desde que estas sejam quitadas em dia.

Recommended Posts

Leave a Comment

Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Não está conseguindo ler? Clique para mudar o texto captcha txt
Atenção! A Housecredi não cobra nenhum valor para liberação do empréstimo. Nunca faça nenhum depósito antecipado ou pague taxa de avalista antes de receber seu empréstimo.
credito-pessoal-itauemprestimo-pessoal-caixa