O que é um correspondente bancário? Entenda como pode ser útil para você

 No Empréstimo com garantia

O que é um correspondente bancário? Aprenda como funciona este serviço, muito importante para a democratização dos serviços financeiros.

Há mais de 20 mil agências bancárias por todo o Brasil. Contudo, elas estão concentradas em grandes centros urbanos, enquanto zonas rurais e pouco habitadas sofrem com a pouca oferta de serviços financeiros. O serviço dos correspondentes bancários surgiu justamente como uma maneira de solucionar esta deficiência.

O trabalho destes representantes de instituições financeiras se tornou tão popular que ele cresceu a ponto de também estar disponível em cidades mais importantes, inclusive as que já tinham um número satisfatório de agências bancárias. O resultado é que, em 2016, os dados do Banco Central (BC) apontavam que haviam mais de 160 mil correspondentes bancários por todo o país.

O que é um correspondente bancário?

O correspondente bancário está para as instituições financeiras como as empresas de representação comercial estão para seus clientes. É um estabelecimento, especializado ou não, que tem autorização expressa de uma (ou mais) instituições, como bancos e outras empresas de crédito, como as financeiras, para representá-la e oferecer determinados serviços à população.

As lotéricas são o exemplo mais conhecido: além de jogar na loteria, quem as visita pode pagar contas, boletos, e, até mesmo, abrir contas e realizar alguns serviços da Caixa Econômica Federal. Em tempos de grande movimento nos bancos (como no início do mês, que é época de pagamento de contas) estes estabelecimentos ajudam a satisfazer a alta demanda por serviços financeiros, aliviando a carga de trabalho sobre as agências.

A atividade dos correspondentes bancários é regulada?

Os correspondentes bancários só podem operar com autorização expressa da empresa que representam. Além de autorizar a prestação do serviço, ela se responsabiliza por eles e pelas transações realizadas por seus representantes.

Vale ressaltar que, com o aumento exponencial do interesse na atividade, as instituições financeiras têm tornado o processo seletivo de correspondentes bancários mais rígido. Consequentemente, o mercado está cada vez mais selecionado, com estabelecimentos cada vez mais qualificados.

Por mais que um correspondente não necessite uma autorização do Banco Central para operar, suas atividades são reguladas por esta entidade. As normas para a prestação do serviço de correspondente bancário estão estabelecidas na Resolução 3.964, que é atualizada constantemente, visando à melhora dos serviços.

correspondente bancario

Que tipos de serviço um correspondente bancário pode oferecer?

O Banco Central, em sua função de órgão regulador, é quem delimita as atividades que os correspondentes bancários devem exercer.

De acordo com a entidade, aos correspondentes são vedadas algumas atividades, como emitir talões de cheque e realizar serviços e transações em benefício próprio. Isso significa que eles não podem pedir um financiamento para si mesmos, por exemplo.

Entretanto, os correspondentes permitem que a população tenha acesso a diversos serviços importantes de forma mais fácil, como:

  • Financiamentos e empréstimos com garantia ou sem;
  • Auxílio na abertura de conta corrente e conta poupança na instituição que representa;
  • Movimentação de contas no banco que representa (recebimentos, transferências e pagamentos);
  • Realização de operações de câmbio (compra e venda de moeda estrangeira, execução de ordens de pagamento do exterior e transferência de valores para outros países).

Quais são as vantagens de negociar com um correspondente bancário ao invés de um banco?

Filas, burocracia e falta de agilidade na resolução de problemas: a má qualidade dos serviços prestados pelos bancos é uma constante na vida do brasileiro. Dados de 2016 revelam que, dos mais de 500 mil atendimentos à população realizados pelo Banco Central, mais da metade (343 mil) foram queixas contra os serviços prestados por estas instituições.

Contratar um serviço por meio de um correspondente bancário pode ser uma alternativa para driblar os problemas e o stress de lidar diretamente com o banco. Há empresas que se dedicam apenas a isso, representando várias empresas, oferecendo atendimento personalizado e suprindo as necessidades dos clientes até mesmo melhor que os atendentes das agências bancárias. Por exemplo, algumas empresas especializadas podem atuar até mesmo com empréstimos para refinanciamento imobiliário ou  refinanciamento de veículo que podem ser tomados com certa facilidade porque demandam o bem como garantia. Esse tipo de serviço, que pode ser utilizado totalmente online, atende as necessidades de uma boa parcela da população que pode utilizar os créditos para diferentes finalidades e, ainda por cima, alivia o grande movimento dos bancos.

Contratar um correspondente bancário ao invés de um banco custa mais para o cliente?

Além de contar com um serviço mais ágil e personalizado, o cliente que usa os serviços do correspondente bancário não paga nada a mais por isso: o Banco Central estabelece que estes representantes não podem cobrar do cliente nada a mais do que as taxas cobradas pelo próprio banco. Caso algum tente te fazer uma cobrança extra, cabe queixa ao BC.

Eles tampouco trabalham de graça: sua remuneração vem das comissões recebidas pelas operações realizadas e serviços prestados. É o mesmo sistema das agências de viagem, que não cobram nada do cliente e lucram com as comissões sobre as reservas realizadas.

Conclusão: o correspondente bancário democratiza o acesso a serviços financeiros. O cliente só tem a ganhar!

Realizar uma transação com um correspondente bancário competente tende a ser muito mais eficaz do que lidar diretamente com os bancos. Por exemplo: se você precisa de crédito, poderá ter um atendimento melhor e mais ágil com um correspondente sem pagar nada a mais por isso. É um serviço sob medida para quem não tem tempo a perder!

Recommended Posts
Comments
pingbacks / trackbacks

Leave a Comment

Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Não está conseguindo ler? Clique para mudar o texto captcha txt
Atenção! A Housecredi não cobra nenhum valor para liberação do empréstimo. Nunca faça nenhum depósito antecipado ou pague taxa de avalista antes de receber seu empréstimo.
emprestimo capital de giro